1. Baixe o módulo do TinyMCE, descompacte e mova para a pasta dos módulos
# wget http://ftp.drupal.org/files/projects/tinymce-5.x-1.9.tar.gz
# tar -xvzf tinymce-5.x-1.9.tar.gz
# mv tinymce/ /var/www/seu_site/modules/
2. Baixe o TinyMCE release, descompacte e mova para a pasta /var/www/seu_site/tinymce/
# wget http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/tinymce/tinymce_2_1_2.tgz
# tar -xvzf tinymce_2_1_2.tgz
# mv tinymce/ /var/www/seu_site/modules/tinymce/
Pronto, o módulo está no sistema, mas precisamos habilitá-lo. Entre em Administrar >>> Módulos e ative a opção TinyMCE. Salve a configuração. Se preferir, entre por aqui http://localhost/seu_site/?q=admin/build/modules
Agora vamos configurar o TinyMCE. Entre em Administrar >>> TinyMCE e vamos criar um perfil em “create a new profile“.
Em Basic Setup, escolha um nome para o perfil (Profile name). Vamos usar aqui “Padrão”. Em “Roles allowed to use this profile“, escolha marque todos os usuários (users) que tiver. Habilite o TinyMCE como padrão em “Default state” escolhendo “enabled“. Se você quiser permitir que os usuários escolham o padrão (Allow users to choose default), marque “true”. Se você quiser mostrar uma opção de desativar/ativar o editor de rich text, marque “true”. Prefiro marcar as duas como “true”. Em língua, escolha pt-br. Deixo marcado como “false” a opção “Safari browser warning“, que permite avisar para quem usa o navegador Safari que o o suporte ao TinyMCE é experimental.
Em Visibilidade, deixo marcado o item “Exibir somente nas páginas listadas abaixo“.
Em “Buttons and plugins“, você escolhe os botões que facilitarão a publicação dos artigos.
Em “Editor appearance“, você escolhe a localização do Toolbar em “Toolbar location“. Gosto de usar em cima do corpo do texto (top). O alinhamento (Toolbar alignment) que uso é o “center“. O “Path location” é aquilo que o sistema faz (código quando você clica em um dos botões de edição, por exemplo o “I” para escrever em itálico. Por fim temos o “Enable resizing button” que redimensiona dos botões. Marco esse como “true”.
Em “Cleanup and output“, vamos tratar do conteúdo de saída das publicações. Em “Verify HTML“, marco como “false” para não verificar o conteúdo dos códigos HTML. Em “Pré-formatado“, também marco como “false” para o sistema não incluir carcarteres TAB que acha que devem ser incluídos. Em “Convert tags to styles“, marco como “true” para substituir minhas tags de para meu estilo escolhido. Em “Remove linebreaks“, marco como “true” para evitar conflitos com filtros. Em “Apply source formatting“, marco como “true”.
E, por fim, em “CSS“, uso o “use theme css” no Editor CSS e não escrevo nada em “CSS path” nem em CSS classes.
Reza a lenda que é pra funcionar!



Publicado por
Tags: 

























Obrigado pelas dicas !
Descobri uma coisa hoje:
Não existe um pacote traduzido para pt-br da interface do tinyMCE, apenas pt.
Mas isto não chega a ser um problema, olhei o xml e não tem nenhum termo “portuguesado” ! Dá pra usa na boa, mas tem q tomar os seguintes cuidados:
1) Configurar no Drupal o TinyMCE para pt ao invés de pt-br.
2) Expandir o pacote i18n obtido em http://services.moxiecode.com/i18n/ no diretório C:\inetpub\wwwroot\drupal\modules\tinymce\tinymce\jscripts (no meu caso q eh IIS e o Drupal está instalado em /drupal.)
Abraços !
gtr.2